O mundo fica um pouco mais burro com a perda do físico visionário Stephen Hawking

Stephen Hawking além de conhecido pela suas teorias revolucionárias na física, foi uma figura marcante da cultura pop A jornada de Stephen Hawking nesta espaçonave que chamamos de Terra...
Stephen Hawking. Criador de teorias sobre o Big Bang e singularidades gravitacionais. Estudou nas universidades Oxford e Cambridge.
Stephen Hawking. Criador de teorias sobre o Big Bang e singularidades gravitacionais. Estudou nas universidades Oxford e Cambridge.

Stephen Hawking além de conhecido pela suas teorias revolucionárias na física, foi uma figura marcante da cultura pop

A jornada de Stephen Hawking nesta espaçonave que chamamos de Terra chegou ao fim. Dono de uma das mentes mais revolucionárias do século 20, Hawking e suas contribuições para a ciência só se equiparam a sua presença constante como um dos primeiros ícones da nascente cultura geek em entretenimento.

Sua trajetória

Nascido em 8 de Janeiro de 1942 em Oxford na Inglaterra, Stephen Hawking ingressou na Oxford University em 1959 antes de começar seu doutorado em Cambridge. Em 1963, o cientista foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, uma condição degenerativa. Na época, os médicos afirmaram que ele teria apenas 2 anos de vida. A doença o deixou em uma cadeira de rodas e incapaz de se comunicar sem o auxílio de um sintetizador de voz.

Em 1974, ele concebeu sua teoria que buracos negros emitem radiação Hawking. Em 1979 conquistou a posição de Professor Lucasiano de Matemática em Cambridge, uma cátedra científica que já foi ocupada por Sir Isaac Newton. Em 1988 publicou seu livro Uma Breve História do Tempo, uma obra que aborda diversos temas cosmológicos como a Teoria do Big Bang, buracos negros, cones de luz e Teorias das Supercordas de forma a informar leitores não familiares com o tema.

Suas descobertas

A obra de Stephen Hawking se dedicou principalmente à cosmologia teórica e gravidade quântica. Seu trabalho em colaboração com Roger Penrose provou o primeiro dos teoremas da singularidades, que comprovou a existência de um ponto no espaço-tempo onde sua densidade, massa e campo gravitacional tendem ao infinito. Assim criam -se horizonte de eventos, fenômeno observado na proximidade de buracos negros. Singularidades também explicam o estágio inicial do Big Bang.

Ícone Geek

Muito tempo atrás, antes da cultura geek e nerd virar uma massa amorfa de consumo massificado de produtos licenciados de propriedades intelectuais e discussão revoltada em redes sociais, Stephen Hawking já era uma presença constante com participações em séries como Os Simpsons, Futurama, Jornada nas Estrelas: A Próxima Geração, O Laboratório de Dexter, e tragicamente, em The Big Bang Theory.

Sua personalidade provocativa e seu gosto por aparições em entretenimento atraíram críticas da comunidade científica que frenquentemente o acusavam de se comportar mais como rockstar do que cientista.

Sua vida foi retratada em 2004 no filme para televisão Hawking dirigido por Philip Martin e interpretado por Benedict Cumberbatch e em 2014 em A Teoria de Tudo interpretado por Eddie Redmayne e dirigido por James Marsh. O primeiro conta a história de Hawking em Cambridge, o segundo apresenta as dificuldades do primeiro casamento do cientista com sua esposa Jane enquanto ele descobre sucesso com suas teorias e enfrenta sua doença degenerativa ao mesmo tempo.

E no fim

Ele faleceu aos 76 anos em seu lar em Cambridge. Segundo comunicado de seus filhos Lucy, Robert e Tim, “Estamos profundamente entristecidos que o nosso querido pai faleceu. Ele era um grande cientista e um homem extraordinário cujo trabalho e legado permanecerá importante por muitos anos.”

Até a próxima.

Comente via Facebook!

Editor-chefe da Freakpop. Adora cinema, mas odeia a palavra cinéfilo. Leu quadrinhos demais na vida e tem uma capacidade muito limitada de entender a realidade. Tudo que não explica com Máquina Mortífera, explica com Highlander. Sabe tudo sobre Soul Reaver e Crônicas de Gelo e Fogo. Seu signo é estegossauro.

Categorias
Notícias

Ver também