The Leftovers – 1° Temporada – Ep.03 – Two Boats and a Helicopter

O terceiro episódio de The Leftovers aborda a questão de fé. The Leftovers dá uma pausa esta semana para não revelar tantos mistérios sobre o Arrebatamento e decide explorar...

O terceiro episódio de The Leftovers aborda a questão de fé.

The Leftovers

The Leftovers dá uma pausa esta semana para não revelar tantos mistérios sobre o Arrebatamento e decide explorar a questão de fé em um mundo aparentemente abandonado por Deus. Neste episódio acompanhamos o Reverendo Matthew Jamison (Christopher Eccleston) que passa seu tempo publicando os podres das pessoas desaparecidas para provar que aqueles que foram também são pecadores.

Matthew teve uma vida difícil, câncer na infância, seus pais mortos em um incêndio e um acidente de carro que deixou sua esposa completamente catatônica. Mesmo assim, ele se apega a sua fé, mesmo que esta deixa de fazer sentido cada dia que passa. Sua congregação esvazia cada vez mais e frequentemente ele é agredido por amigos e parentes de pessoas expostas por ele. Para ele, sofrimento faz parte da vida, sua leucemia veio de Deus por ele querer mais atenção de seus pais após o nascimento da irmã, Deus salvou uma garota, Emily, de uma coma porque seus fiéis rezaram para sua recuperação.

The Leftovers

Só que a garota Emily acordou um dia antes das orações e Deus não amaldiçoa com câncer todas as crianças que querem mais atenção dos pais. Os que foram levados podem ser pecadores, mas quem ficou para trás também é maculado. De certa forma, este episódio questiona não quem foi enviado, mas sim, quem ficou para trás e por quê.

A prova final de vontade divina para o pobre reverendo vem da ameaça de perder sua igreja devido às dívidas bancárias acumuladas pela propriedade. Com dinheiro escondido e guiado por misteriosos sinais em forma de pombas, ele aposta tudo em uma mesa específica de cassino e vence. Sua jornada é infernal, apesar das boas intenções. Bandidos que ele tenta ajudar tentam levar seu dinheiro e isso termina com ele violentamente resolvendo o problema, no trajeto para o banco, ele é apedrejado. Acorda e chega tarde demais. Sua igreja é perdida e os novos proprietários são o Guilty Remnant.

The Leftovers

Um episódio carregado com maestria por Christopher Eccleston, tipicamente associado a papéis de vilões que aqui alterna entre ser um homem cuja própria fé é o caminho para sua destruição e que sutilmente alterna entre raiva do mundo e tristeza perante tamanho sofrimento. Garantido que você ficará na dúvida se você torce pelo seu sucesso ou deseja mais sofrimento para ver até onde o limite humano consegue chegar.

Até a próxima!

Comente via Facebook!

Editor-chefe da Freakpop. Adora cinema, mas odeia a palavra cinéfilo. Leu quadrinhos demais na vida e tem uma capacidade muito limitada de entender a realidade. Tudo que não explica com Máquina Mortífera, explica com Highlander. Sabe tudo sobre Soul Reaver e Crônicas de Gelo e Fogo. Seu signo é estegossauro.

Categorias
Críticas

Ver também