primeira temporada de Valley of the Boom estreia na Nat Geo simultâneo aos EUA

Valley of the Boom | Nova série conta história dos pioneiros da Internet

A série Valley of the Boom estreia simultâneo aos EUA no canal Nat Geo. Confira aqui tudo sobre a série que conta a origem do Vale do Sílicio nos...

Nat Geo coloca no ar simultâneo com os EUA, a série Valley of the Boom, sobre a história dos pioneiros da Internet.

Em 1936, o seriado Flash Gordon no Planeta Mongo mostrava como essa fantasia estava avançada em seu tempo. Flash (Larry Buster Crabbe) se comunicava com a resistência ao Imperador Ming, através de uma tela instalada na cabine de sua nave. Pouco menos de 20 anos antes, uma ligação entre a Costa Leste e a Costa Oeste dos Estados Unidos custava ao perto de U$500,00 e levava cerca de 3 horas e meia para ser completada. Hoje, você consegue falar com qualquer pessoa no planeta, através de seu smartphone, dentro do metrô, e com imagens e áudio perfeitos, a um custo de centavos de dólares.

O que mudou nesse tempo? Foi só a tecnologia que possibilitou tudo isso? A invenção da Internet? O surgimento dos computadores pessoais? A diminuição dos componentes eletrônicos para fazer dispositivos de comunicação cada vez menores? Perguntas como essa serão respondidas a partir do próximo dia 19, no canal Nat Geo com a estreia da série Valley of the Boom, produção original que vai revelar a história por trás dos pioneiros da internet e do mundo “pontocom”.

Valley of the Boom

Ambientada no Vale do Silício, na California, nos anos 90, a série mistura realidade e ficção, através de depoimentos dos visionários que estavam lá naquela época quando tudo começou a mudar. No elenco estão Bradley Whitford (West Wing – Nos Bastidores do Poder), Steve Zahn (The Crossing) e Lamorne Morris (New Girl).

Valley of the Boom mostra trajetória turbulenta de três empresas diferentes cujos fundadores pretendem mudar o mundo utilizando a nova tecnologia da internet. Muito antes da existência do Google, o Netscape é o primeiro a lançar o navegador comercial e dar início à “guerra de navegadores” contra a Microsoft. Antes do Facebook, theglobe.com é a rede social de rápida expansão criada por sonhadores em um campus universitário. E antes do YouTube, um trapaceiro fugitivo do FBI se reinventa no Vale do Silício para fundar uma empresa de streaming de vídeo chamada Pixelon, com um auge rápido e uma queda dramática difícil de acreditar.

Nossa sociedade depende totalmente da internet, mas a maioria de nós não conhece muitos dos visionários que deram origem à web e lutaram para mantê-la viva. Em Valley of the Boom, me concentrei em contar as histórias reais, complicadas e divertidas, desses inventores, investidores e trapaceiros”, disse Matthew Carnahan, criador da série. “O objetivo foi contar a história de forma tão perturbadora quanto os próprios personagens”, adiciona.

Valley of the Boom estreia neste sábado, dia 19 de janeiro, a partir das 22h30. A série também estará disponível do app da Fox. Assista a série e veja o quanto Alex Raymond, criador de Flash Gordon, antecipou o nosso futuro.

Curiosidades sobre o Vale do Silício

O decano de engenharia da universidade, Frederick Terman, é considerado o pai do Vale do Silício, e incentivou muitos de seus alunos a criarem as próprias empresas. Em 1939, William Hewlett e David Packard, criaram a Hewlett-Packard na garagem de Packard.

Confira abaixo a cronologia do Vale do Silício na década de 90.

1990:

– É lançado em Montreal o primeiro sistema de busca na internet, “Archie”, capaz de indexar arquivos de acesso público e permitir que sejam baixados por usuários.

1991:

– A World Wide Web faz sua estreia.

– O estudante finlandês Linus Torvalds lança o sistema operativo Linux.

– Dois estudantes da Universidade de Minnesota, Paul Lindner e Mark McCahill, criam “Gopher”, um programa que pode acessar a World Wide Web.

1992:

– O bibliotecário Jean Armour Polly cunha a frase “navegar pela internet”.

– O engenheiro Neil Papworth envia a primeira mensagem de texto que dizia “Feliz Natal”.

1993:

– O ex-professor da Universidade de Stanford, Jim Clark, contrata Marc Andreessen, líder do desenvolvimento do Mosaic, um dos primeiros navegadores da internet, na Universidade de Illinois, Urbana-Champaign, e os dois começam a trabalhar no Navegador Netscape.

– Adobe lança Acrobat e o formato PDF no dia 15 de junho, com uma publicidade de oito páginas no The Wall Street Journal.

1994:

– A Apple lança sua câmera digital QuickTake 100, uma das primeiras câmeras digitais para o consumidor.

– Em 7 de novembro, a WXYC 89.3 na Universidade de North Carolina, em Chapel Hill, torna-se a primeira estação de rádio digital.

– A IBM apresenta o primeiro telefone celular inteligente na forma de Simon.

1995:

– Netscape se torna pública antes mesmo de gerar um centavo, começando assim com o auge do dot-com.

– A Microsoft lança o Internet Explorer.

– Bill Gates se reúne com a equipe da Netscape e se inicia a guerra dos navegadores.

– É lançada a Amazon.com, como a maior livraria do mundo.

– Craig Newmark lança o Craigslist.

– A Sun Microsystems lança o Java.

– Os estudantes de pós-graduação de engenharia elétrica da Universidade de Stanford, Jerry Yang e David Filo, transformam seu site, o Guia de Jerry e David para a World Wide Web, no que hoje é conhecido como o Yahoo.

– Em Hollywood, “Toy Story” torna-se o primeiro longa-metragem animado por computador, ganhando o coração de crianças e adultos por igual.

– É apresentado o arquivo MP3, começando a indústria de distribuição digital de música.

1996:

– Nasce o Hotmail e se torna o sistema de e-mail mais popular.

– A Nokia introduz seu primeiro telefone celular inteligente, o popular Nokia 9000 Communicator.

– Chega ao mercado o primeiro Palm Pilot.

– A Macromedia apresenta Flash.

– O primeiro reprodutor de DVD (da Toshiba) aparece no mercado.

1997:

– A Netflix é fundada como um serviço de entrega de DVDs alugados entregues em casa.

1998:

– A Netscape disponibilizou seu navegador de forma gratuita e lançou o projeto de código aberto, Mozilla.

– A AOL adquire a Netscape.

– É lançado o primeiro leitor de livros digitais (e-book).

– Larry Page e Sergey Brin, doutores pela Universidade de Stanford, fundam o Google.

1999:

– É realizado o evento iBash. Michael Fenne aluga o MGM Grand e contrata a KISS, a Dixie Chicks, Sugar Ray e até  The Who para uma atuação de reencontro para estrear sua tecnologia de transmissão de vídeos.

– Bill Gates se torna o homem mais rico dos Estados Unidos, com uma fortuna de cerca de USD$100 bilhões.

2000:

– Explode a bolha dot-com.

– Queda da bolsa de valores da NASDAQ e a consequente perda de trilhões de dólares.

Comente via Facebook!
Categorias
NotíciasSéries

Ver também