Velozes e Furiosos | Relembre a franquia antes de ver o oitavo filme!

Velozes e Furiosos 8 invade mais de 1400 salas de cinemas pelo Brasil a partir do dia 13 de abril Finalmente conferimos o oitavo filme da franquia mais veloz...

Velozes e Furiosos 8 invade mais de 1400 salas de cinemas
pelo Brasil a partir do dia 13 de abril

Finalmente conferimos o oitavo filme da franquia mais veloz e mais furiosa do planeta! Velozes e Furiosos 8 chega aos cinemas com três elementos incríveis: diversão, ação e direção. É impressionante ver o que F. Gary Gray entrega nesta parte da história da família mais bagunçada do cinema. E já que depois de sete filmes o Dom Toretto (Vin Diesel) resolveu virar o vilão, então vamos dar um teco de atenção ao que já rolou.

Velozes e Furiosos até aqui…

Desde 2001, acompanhamos uma trupe que ama velocidade e tuning. Dom é o chefe da gangue que se mete em altas confusões automobilísticas e suspeita-se que ele seja o líder de assaltos à caminhões que transportam equipamentos eletrônicos caros. Com isso em mãos, Brian O’Conner (Paul Walker), um agente do FBI, se infiltra na turminha de Toretto para investigar. O mistério é desvendado, O’Conner burla a lei e ética profissional e vira amigo da galerê enquanto se apaixona pela irmã de Dom.

No segundo filme, Brian deixa a polícia de Los Angeles e apronta uma confusão em Miami. Para se livrar das grades, ele precisa se infiltrar em uma nova missão veloz e perigosa. Brian é designado a investigar um mafioso traficante. Entra para a família, Roman Pearce (Tyrese Gibson), um amigo de infância de Brian. Ah! E Vin Diesel está de férias, ele não aparece nesse filme.

Na terceira parte dessa jornada, viajamos para Tóquio e Vin Diesel segue afastado da franquia. Aqui, Walker também não aparece, dando espaço para Sean Boswell (Lucas Black) tomar as rédeas do velocímetro. Ainda nos EUA, o jovem é fanático por corrida de carros e apronta uma mega confusão no Arizona. Como castigo, é enviado para morar com o seu pai em Tóquio sob a condição de não pilotar mais nenhum carro. O “aborrescente” desobedece as regras e embarcamos em uma aventura no mundo das corridas de drifit. Surge aqui Han (Sung Kang), outro integrante da família.

Em Velozes e Furiosos 4, Vin Diesel, Paul Walker, Michelle Rodriguez e Jordana Brewster retornam aos seus respectivos papéis. Dom, Brian, Letty e Mia (namorada de Brian e irmã de Toretto). Na parte mais chata da aventura, Letty é assassinada, Dom retorna para Los Angeles para o seu enterro (e foragido da policia) e deseja vingança. Brian está no FBI novamente e procurando um traficante. O mesmo cara que matou a Letty tem conexão com o procurado e isso faz com que Brian e Dom se unam pelas ruas do México em altíssima velocidade e altamente furiosos. Dom é capturado e sentenciado a 25 anos de prisão. A trupe de Dom se reúne, inclusive o Brian, para resgatá-lo do caminhão que transporta presos.

Chegamos assim na primeira cena de Velozes 5. Dom é resgatado e viajamos para o Rio de Janeiro. Além do cenário tropical, a partir deste lançamento a franquia deixa de ter a corrida de rua como tema principal e passa a ser uma saga de ação com roubos de alta adrenalina. É isso mesmo leitor, foi aqui que a coisa começou a ficar boa!

Chegamos na cidade dos 40 graus. Brian, Dom e Mia encontram um amigo de infância na cidade maravilhosa. Vince (Matt Schulze) é um amigo de infância de Dom que Brian nunca se deu bem (ele está no primeiro filme). No #ErreJota, a família é responsabilizada pela morte de três agentes americanos durante um roubo de carros num trem no meio do deserto carioca (“hic”). Surge então o agente Luke Hobbs (Dwayne Johnson) para caçar a turminha em solos brasileiros. Um empresário corrupto entra para a confusão e os três montam uma equipe para roubar 100 milhões de doletas do “chefe” do Rio. Embarcamos numa aventura absurda envolvendo um dos mais absurdos roubos de um mega cofre absurdo. Entram para a família: Elena Neves (Elsa Pataky), Gisele Harabo (Gal Gadot) e retornam: Tej Parker (Ludacris), que aparece no segundo filme, Han e Roman.

Velozes 6! Dom Toretto é titio! Nasce o filho de Mia e Brian e a família está maior. Hobbs acaba com a festa quando ele precisa da ajuda de Dom para derrubar uma organização criminosa liderada por Owen Shaw (Luke Evans), que são pilotos habilidosos. Na ausência de bons policiais, a galerê que ama velocidade se firmam como mercenários para trabalhos sujos. Para piorar, parece que quem ajuda Shaw é a falecida namorada de Dom. UAU! Letty está viva e Toretto a quer de volta. A família precisa se reunir! Aqui, viajamos para Londres, palco da maior pista de pouso do universo. Entendedores, entenderão…

Velozes e Furiosos 7…Chegou a hora de segurar o lenço! Um dos melhores filmes da franquia, até o lançamento do oitavo que é muito mais legal, foi um sucesso de bilheteria e crítica. Depois de derrotarem a trupe do Shaw, Hobbes limpa a ficha da família e todos retornam para os EUA. Letty precisa de mais Rivotril para recuperar sua memória e Brian precisa aprender a ser papai. A família está bem até que a casa dos Torettos explode. O irmão de Owen Shaw, Deckard (Jason Statham) quer vingança. Ele coloca Hobbes no hospital. Enquanto isso, Han morre em Tóquio e Toretto viaja até lá para saber mais informações. (sim, a cronologia de Velozes é uma bagunça, vamos explicar melhor abaixo).

Na volta para os EUA, Shaw persegue Dom. Quando eles quase se pegam na rua, Mr. Nobody (Kurt Russell) aparece oferecendo ajuda a Dom em troca de um trabalho sujo. Temos aqui a captura de uma ferramenta de TI absurda, o resgate de uma hacker absurda, carros que pulam de paraquedas absurdamente bem e a família absurda reunida. No final das contas, viajamos para Abu Dhabi onde carros saltam entre prédios, Letty larga o Rivotril e tem sua memória resgatada (talvez por causa dos tapas que tomou da Ronda Rousey); Dom quase morre, Hobbs destrói o gesso do seu braço e se mete em outra briga com Shaw e todos se despedem de Brian que vai ser papai de novo. O ator faleceu no final da gravação do longa e o personagem é aposentado em uma belíssima cena de despedida de Brian e Dom.

Cronologia de Velozes e Furiosos

Han morreu no terceiro filme da franquia, em Tóquio. Porém, seu funeral marca presença em Velozes e Furiosos 7. Logo, o terceiro filme da franquia, na verdade, vem antes do sétimo filme. No final do sexto filme Han vai embora para Tóquio após o falecimento de sua namorada, Gisele Harabo (Gal Gadot). Os dois se conhecem no quinto filme da franquia. Então a cronologia correta da saga é:

Velozes e Furiosos (2001) – Uhuu, corridas de carro!
+ Velozes + Furiosos (2003) – Ah Miami…. nhé!
Velozes e Furiosos 4 (2009) – Letty morre.
Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011) – Rio de Janeiro porque…Motivos!?
Velozes e Furiosos 6 (2013) – O Luke Evans é o vilão e irmão do personagem do Jason Statham.
Velozes Furiosos: Desafio em Tokyo (2006) – tem uma cena pós-crédito que introduz o personagem do Jason Statham.
Velozes e Furiosos 7 (2015) – Jason Statham é o vilão.
Velozes e Furiosos 8 (2017) – Jason Statham é…Só no próximo post.

VELOZES E FURIOSOS 8! Agora a porra ficou séria! Só que você vai saber todos os detalhes de Charlize Theron como a vilã no oitavo filme da franquia neste outro post aqui.

Küsses,

Comente via Facebook!
Tatá Snow

“Crítica” de cinema – prefiro ‘analista de entretenimento’, fanática por comédias românticas e viciada em Sex and The City. Ah…#TeamCap

Categorias
Notícias

Ver também