Vikings – 1º Temporada

Vikings foi uma das melhores surpresas de 2013. O History Channel, a emissora tipicamente associada a provar para o mundo que Nazistas e pirâmides foram obras de alienígenas e...

Vikings foi uma das melhores surpresas de 2013. O History Channel, a emissora tipicamente associada a provar para o mundo que Nazistas e pirâmides foram obras de alienígenas e sereias existem, decidiu investir em sua primeira série com roteiro original. Quando ninguém botava fé, Vikings chegou para impressionar. Como sua nova temporada foi anunciada para 27 de Fevereiro de 2014, vamos ver como foi a primeira temporada da série.

vikings1

Para quem não viu, a série conta  a história de Ragnar Lothbrok um guerreiro viking que vive sob o comando do Jarl (uma espécie de conde) Haraldson. Haraldson lidera os ataques vikings pela Germânia e Rússia todo verão, mas por serem províncias pobres os ataques não rendem muito e a falta de ambição do Jarl motiva Ragnar a descobrir novas terras. Com uma bússola rústica, ele juntar seu irmão Rollo e seu amigo Floki e constroem um navio. Com uma tripulação formada, eles navegam para o Oeste e descobrem as terras da Saxônia (atual Inglaterra) e saqueiam o mosteiro de Lindisfarne, efetivamente iniciando a Era Viking na Europa e a jornada de ascensão de poder de Ragnar.

Se tudo isso parece muito “documentário” para você, pode tirar o cavalo (de seis patas) da chuva. Vikings é mais focado em desenvolver seus personagens do que apresentar grandes eventos históricos, existem muitas cenas sangrentas de batalhas e duelos para deixar a narrativa mais animada e o elenco de personagens é variado o suficiente para cada um achar seu favorito. Além do próprio Ragnar, Floki é um dos personagens de maior destaque, louco, traiçoeiro, obcecado por fogo e mesmo assim um gênio, ele compartilha consideráveis semelhanças com um certo deus nórdico com nome parecido (não a versão da Marvel).

la_ca_0222_vikings

Na primeira temporada, além de Ragnar saquear a Saxônia e trazer novas riquezas para sua terra, faz com que indiretamente, o Jarl comece a perder poder e influência, as mesquinhas tentativas de controle de Haraldson resultam em duelo com Ragnar onde o herói sai vitorioso, efetivamente se tornando Jarl. Ao mesmo tempo, de uma de suas invasões, ele traz de volta para sua terra, Athelstan, um monge cristão que serve como escravo para os Lothbroks e se sente conflitado entre sua devoção à igreja e sua nova vida, que gradualmente vai se tornando cada vez mais agradável.

A esposa de Ragnar é Lagertha, uma lendária Skjaldmær, uma dama de escudo, uma classe de guerreira mulher. Ela é tão corajosa quanto o marido e não leva desaforo e vai junto com o Ragnar em invasões e batalhas. Um engraçadinho tentou estuprá-la e ele terminou com as tripas no chão. Juntos, eles têm dois filhos, Bjorn que ainda é jovem demais para participar das pancadarias e Gyda sua irmã mais velha.

Vikings-Lagertha-2

O irmão de Ragnar é Rollo, um guerreiro brutal porém não muito inteligente que se sente cada vez mais na sombra do irmão. Ele é ambicioso, mas não possui a sagacidade de Ragnar, ele se casa com a viúva de Haraldson, Siggy e adota sua filha em uma tentativa de ganhar mais poder para si. Os feitos de Ragnar se tornam cada vez mais lendários e eventualmente ele é convocado pelo próprio rei da Dinamarca, Horik. O rei deseja ser associado a Ragnar para aumentar sua própria fama e pede para que o jovem Viking o ajude a resolver alguns problemas que seu súdito, o Jarl Borg tem causado. Em uma destas jornadas, Ragnar conhece Aslaug, uma princesa que o seduz e ambos começam um caso… enquanto Lagertha tenta desesperadamente manter seus súditos vivos em meio de uma praga que toma a vida de sua própria filha. Enquanto isso (na sala da justiça), Rollo se junta a Borg e se preparam para guerra conta Ragnar e Horik.

A próxima temporada de Vikings já conta com dois teasers:

A próxima temporada fará um salto no tempo. Ragnar e Lagertha estão separados e ela irá se casar com um Jarl poderoso que se torna um padrasto severo com Bjorn. O filho de Ragnar agora está mais velho e se tornando um guerreiro brutal. Ragnar, na esperança de ter mais um filho homem, continua com Aslaug. Pelos trailers dá para ver que os irmãos ainda não fizeram as pazes também.

Agora pegue seu machado, deixe a barba crescer e nos vemos semana que vem, dia 27 de fevereiro!

Até a próxima!

 

Comente via Facebook!

Editor-chefe da Freakpop. Adora cinema, mas odeia a palavra cinéfilo. Leu quadrinhos demais na vida e tem uma capacidade muito limitada de entender a realidade. Tudo que não explica com Máquina Mortífera, explica com Highlander. Sabe tudo sobre Soul Reaver e Crônicas de Gelo e Fogo. Seu signo é estegossauro.

Categorias
Críticas

Ver também